sábado, 27 de junho de 2009

Ecologia Profunda


É baseada na visão holística de mundo, que o concebe como um todo integrado, e não como uma coleção de partes dissociadas.
Fundamentada numa percepção ecológica muito mais ampla e profunda que a usual, reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos, e o fato de que, enquanto indivíduos e sociedades, estamos todos encaixados nos processos cíclicos da natureza e somos dependentes desses processos.
Pode-se traçar um paralelo entre a visão ecológica "rasa" e a "profunda". A primeira é antropocêntrica, ou seja, centrada no ser humano. Ela vê os seres humanos situados acima ou fora da natureza, como a fonte de todos os valores e atribui apenas um valor instrumental, ou de uso, à natureza.
Já a Ecologia Profunda não separa seres humanos - ou qualquer outra coisa - do meio ambiente natural. Ela vê o mundo não como uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e são interdependentes. Reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular na teia da vida.

Nenhum comentário: