segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ser professor.....


Prezados alunos!!!!! retirei esse texto do site : ser professor universitário (http://www.serprofessoruniversitario.pro.br)

gostaria de uma reflexão de vocês sobre o que é exposto abaixo:


Ensinar é muito mais que apenas transmitir informação.Assim como aprender é mais do que apenas absorver o que foi ensinado.
Um professor bem sucedido deve ser capaz de se ajustar a uma larga variedade de estudantes, o que significa se ajustar a experiências diferentes, conhecendo estilos e atitudes para aprender, inclusive insegurança, excesso de confiança, ansiedade, preconceito, falta de motivação e até um medo irracional do assunto , quase sempre explicados pela frase " Eu não dou para isso" .
Geralmente a verdadeira razão é que tiveram maus professores, e por isso incapazes de motiva-los e transformar o APRENDER em algo prazeiroso .


O Professor completo é aquele que é também Educador,que sente prazer em provocar Aprendizagem.

O bom ensino se apresenta em muitas variedades, que podem ser vistas facilmente ao observar os estilos pedagógicos diferentes de todos os bons professores. O bom professor é aquele que procura conhecer e adaptar sua ação aos Estilos de Aprender de seus alunos. Porém, eu penso que há vários elementos comuns que podem ser identificados s em qualquer bom professor, e que podem ser resumidos na seguinte lista de metas:
Comunique-se com eficiência: Dizer algo que é verdade ou correto e que foi fácil para você entender, não significa que seus estudantes entenderão isso também. Você precisa olhar para o material através dos olhos deles, de forma que possa imaginar como eles reagirão ao que você lhes comunica.
Ajude seus estudantes a aperfeçoar suas habilidades analíticas: É melhor ajudá-los a resolver um problema difícil do que resolvê-lo completamente para eles.Embora no principio leve mais tempo , na próxima vez que eles encontrarem um problema semelhante eles poderão resolvê-lo. Esse método chama-se APRENDIZAGEM ATIVA e é um dos métodos para se chegar ao APRENDER A APRENDER.
Encoraje a criatividade de seus estudantes: Até estudantes que freqüentam cursos de matemática de nível médio podem ser muito criativos se receberem a oportunidade. O problema mais comum deles é que ninguém os ensinou como se fazer perguntas certas, que podem guiar o fluxo da sua intuição.
Mostre a seus estudantes como se comunicar com eficiência: Estando aptos a escrever coerentemente (e a expressar-se oralmente com eficiência) significa que eles realmente entenderam o assunto, e isso poderia ser a diferença entre "quase entender" e dominar o mesmo assunto.
Estimule o interesse e o prazer de seus estudantes pela matemática: Se você está ensinando um curso que tenha de usar matemática ou estatística evite força-los a decorar formulas mas faça-os compreende-las. Aprender a utilidade E aplicações de formulas é mais importante que saber usa-las mecanicamente.
Promova interação entre estudantes: Ser capaz de trabalhar com outras pessoas é uma habilidade muito importante no mundo moderno, e também os ajudará a ser mais produtivos em sua classe.
Seja um avaliador justo: Muitos estudantes são profundamente preocupados com as notas (avaliações) que recebem. Explique claramente a seus estudantes o que é necessário para obter boas notas em sua classe, e não deixe parecer que é mais difícil ou mais fácil do que realmente é. Professor que tem prazer em reprovar alunos não é educador.É terrorista.
Entretenha seus estudantes: É mais fácil interagir com alguém que esta de bom humor. Procure tornar suas aulas num ambiente agradável Aprenda com sua experiência: Se algo foi particularmente bem (ou mal), pergunte a si próprio qual foi a razão. Há muitas coisas que nossos estudantes podem nos ensinar, até mesmo quando não estão conscientes disso.
Goste de ensinar: Afinal de contas, você está fazendo algo que gosta. Se divirta ensinando, e deixe isso transparecer! Ensinar é divertido--ou deveria ser. Professores têm o poder para entediar seus estudantes às lágrimas ou fazer suas vidas mais divertidas, ricas, e reflexivas. Quando isso acontece com os estudantes, o professor também nunca estará entediado.

Nenhum comentário: