quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

Prezados pós-graduandos do MBA em Gestão Ambiental.

Segue abaixo tema de nossa avaliação:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR QUÊ? PARA QUÊ? PARA QUEM?


No link abaixo "comentários" postar sua opinião sobre o tema acima.

19 comentários:

ATILATITI disse...

OI !!! Já fiz cadastro !!! Breve colocarei respostas as nossas atividades ambientais !!!! Um abraço !!!

Anônimo disse...

Já sabemos que o futuro da humanidade está comprometido, se algo não for feito urgentemente para garantir a sobrevivência de espécies que contribuem para a sustentabilidade do meio ambiente.

A educação ambiental chega para nós como uma ferramenta de socorro, de apoio e esclarecimento, para nos alertar e mostrar diante de tanto descaso a importancia de preservar.

Nosso planeta é nossa casa...
É a casa de nossos descendentes...
Precisamos acreditar que alguma coisa podemos fazer a começar por nós mesmos.

Há uma necessidade de acreditar no amanhã sem sermos imediatistas e egoistas, pensando somente en nós e nos prazeres que a economia advinda da evolução industrial nos traz momentaneamente.

Anônimo disse...

Se pararmos para pensar em "por quê" realizar a educação ambiental, a resposta será simples e rápida: para salvarmos o plante. Porém, sempre imaginamos este tema, falando nas gerações futuras, mas agora, é evidente a urgência de se repensar esta questão. Há fortes indícios do desequilíbrio total do ambiente no planeta, e isto, por enquanto de forma não tão rápida, já tem tirado vidas de diferentes epécies, inclusive alguns seres humanos, do convívio neste ambiente.
É realmente de se pensar o por quê, para quê e para quem atuar em educação ambiental, mas também temos que analisar "para quando" começaremos a praticá-la realmente, em prol do meio ambiente e de nossa própria sobrevivência.


Rafaela Lima

Ademir disse...

Após o surgimento de problemas ambientais que afetam a qualidade de vida, vem a preocupação em busca de alternativas para obtermos uma sociedade sustentável, em pouco tempo ficou claro que havia uma crise de relações entre sociedade e meio ambiente, surge então a educação ambiental, que objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica, consciente. Sua meta de formação de sujeitos ecológicos, e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.


Ademir Soares da Silva

ATILATITI disse...

Coloquei um texto com boas respostas, porém não consegui enviar agora estou tentando !!! Perdi o que escrevi !!!Vou Tentar de novo !!!

ATILATITI disse...

Olá !!! Fiz um belo texto antes e perdi !!! Agora coloco uma síntese do meu raciocíneo !!! Gestão em Educação Ambiental é sim uma importante ferramenta... Através dela podemos encontrar meios de comunicação em todos os níveis sócios-culturais conectando redes de informação,conscientização e participação de todos visando a sustentabilidade do Meio Ambiente.
O processo formal e não formal aplicado a gestão ambiental faz-se necessário para concretizar canais interlocutores de formação em educação ambiental em políticas públicas e privadas de nossa sociedade.
A problemática ambiental difundida de forma universal com atitudes afirmativas de processo pedagógico, ECO alfabetização,proporciona uma consciência ambiental.
Transdiciplinar em educação ambiental é propiciar espaços de formação em todas as áreas de conhecimento. Palavras chaves: participação,informação, conscientização !!!

Janine Viezzer Nascimento disse...

A Educação Ambiental (EA) é a base de toda a conscientização (consciência + ação) necessária para a concretização de quaisquer atividades ligadas ao meio ambiente.
Assim, existe a necessidade de que a EA englobe todas as pessoas que façam parte de um processo construtivo de conhecimento sobre o meio ambiente.

Barner Cholant disse...

A educação ambiental é capaz de traduzir de forma didática, com uma linguagem que todas as pessoas possam compreender e transformar suas ações em relação ao meio ambiente. Tendo como objetivo alcançar metas para redução da utilização dos recursos naturais, visando um cosumo ecologicamente sustentável. Tornando a humanidade consciente de seus deveres e obrigações para o futuro do nosso planeta.

Patricia disse...

Porquê a Educação Ambiental deve ser praticada em articulação com atividades como a conservação, a biodiversidade, zonemaneto ambiental, licenciamento ambiental e ecoturismo.

Para quê, para prevenir e solucionar os problemas ambientais.

Para quem, para os grupos sociais diretamente envolvidos com as atividade de gestão ambiental.

Patricia Santurio dos Santos

Anônimo disse...

Agora que a humanidade está se dando conta da gravidade de nossas ações sobre o meio ambiente e quão prejudicado se encontra, devemos buscar alternativas de mudar essa situação, uma delas é a educação ambiental que está ganhando força e será decisiva para modificar tal cenário. A educação ambiental deve ser implantanda em escolas e intituições que repassem a crianças e pessoas que poderão utilizá-la em suas vidas para mudar práticas e ações que causam esse problema.
Lucas Hattje

Daniele disse...

Já se fala em Educação Ambiental há alguns anos, mas recentemente ela tem se tornado mais frequente em nossas vidas, escutamos falar e EA em todos os lugares...escolas, parques, orgãos públicos e até em supermecados e bancos. Mas na verdade pouco estamos fazendo.
O principal objetivo da EA é trazer conhecimentos do ambiente às pessoas que não estão diretamente ligada à area da ciência, para que assim possamos conscientizar a comunidade como um todo sobre a importancia de prezervar o mundo em que vivemos.
Pois todos já sabemos, mesmo aqueles que não tem conhecimentos sobre biodiversidade ou cadeais tróficas de que o mundo precisa ser salvo, antes que mais espécies se extinguem ou até mesmo a nossa.
E para quem? Para todos!!! Para todos mesmo!! Presidentes, empregados, diretores de empresas importantes, alunos, crianças, pais, mães, avós...professores, até mesmos os de ciências e biologia...enfim, para todos que acreditam que é possível mudar e para aqueles desacreditados, mais importante se torna, pois assim podemos mostrar-lhes que ainda dá tempo e o quanto é importante cuidarmos uns dos outros e do nosso planeta.
Daniele Idalgo

Anônimo disse...

Educação ambiental é necessária porque estamos degradando os ecossistemas. A EA serve para que possamos criar alternativas para diminuir nossos impactos e lutar por uma melhor qualidade de vida e desta forma, para que todos (pobres e ricos) possam desfrutar de um ambiente saudável, onde todos tenham acesso a alimentação, moradia e, principalmente, que desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo.

Patrícia da Costa Kunt

Anônimo disse...

A educação ambiental é uma prática indispensável na gestão, pois atua na conscientização e educação das pessoas, gerando um aprendizado que permite o uso da natureza, mas com respeito e consciência, conhecendo também as conseqüências do uso indevido dos recursos naturais.
Acredito que a Educação Ambiental deve estar em todos os ambientes e disciplinas, não restringindo este assunto, que pelo contrário, deve estar inserido no cotidiano das pessoas, buscando assim uma mudança de hábitos e práticas.
Para o sucesso é necessário demonstrar as conseqüências de toda poluição, com respostas imediatas não apenas baseando-se em conseqüências muito distantes, mas algo que sugira uma reação em curto prazo.

Paula Reche

Anônimo disse...

A Educação Ambiental surgiu para mostrar à população as diversas formas de como amenizar os impactos do Meio Ambiente.
É através dela que podemos suavizar os problemas ambientais, como por exemplo, o descarte correto dos resíduos, a reciclagem do lixo, o uso correto da água que já é um problema mundial.
O grande desafio é a CONSCIENTIZAÇÂO!

Rosane disse...

Educação ambiental - devemos agir agora senão será tarde demais... deve haver a conscientização da população, desde as crianças até a população adulta. Através de ações, da mídia, de campanhas... a população mundial tem que entender que os problemas que estamos enfrentando e enfrentaremos são sérios e alguns até irreversíveis, que as ações simples do nosso dia a dia podem mudar o nosso futuro, que atitudes como fechar a torneira, tomar banho em horários alternativos funcionam... e essas atitudes tem que fazer parte da nossa educação, não só a Educação Ambiental, mas na educação geral, desde a alfabetização nas escolas até os häbitos familiares que devem ser revistos...

Tatiane disse...

Educação Ambiental porque só assim iremos conseguir mudar a forma de pensar da população, para que a mesma mude seu modo de agir e para que a mesma garanta a sobrevivência do planeta e da sua própria espécie.

Sheila disse...

Sheila Schieresz

Por que estudar Educação Ambiental?
A Educação Ambiental tem o papel de desenvolver uma sociedade consciente, preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe são associados.
Ela possui um processo gradativo que dura por toda a vida de um indivíduo.

Educação Ambiental: Para quê?
Para tentar sensibilizar a humanidade.

Para quem é destinada a Educação Ambiental?
Para a sociedade civil, para as indústrias que precisam se enquadrar nos sistemas de avaliação do mercado. Para as políticas públicas que além de criar leis deveriam fiscalizar e não proteger os interesses de uma minoria.
A Educação Ambiental deve partir para uma causa muito além do individual, para se alcançar um objetivo desejável numa medida mais eficaz e de curto prazo. Precisa reunir interesses e ações coletivas que passem por todas as esferas sociais.

Anônimo disse...

A educação ambiental surge com a preocupação da humanidade em conscientizar e mobilizar a população para obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, reduzindo ou eliminando riscos globais para a saúde humana e para o meio ambiente.

Simone

Verônica Luise disse...

A educação ambiental é importante por ter uma finalidade de conscientização e sensibilização dos indivíduos sobre questões corriqueiras mas que podem ser determinantes na preservação do meio ambiente. Indivíduos estes que, muitas vezes por desinformação, degradam e aceleram processos que com pequenas atitudes, como separar corretamente o lixo ou economizar a água do chuveiro, poderiam ajudar na preservação de um ambiente mais saudável para a nossa geração e para as próximas.