domingo, 20 de junho de 2010

Avaliação 1

Alunos segue como é feita a correção a avaliação 1 -

Análise da resposta esperada;
Análise dos itens >>>>>>>>



Prova (27958) - Sábado - Turno: Matutino
TURMAS: BID3063

1° QUESTÃO. A Didática no Brasil tem pelo menos duas fases distintas: uma que começa com a chegada dos jesuítas e a outra que se inicia em 1934, quando a disciplina Didática passa a compor o currículo dos cursos de formação de professores. A partir de estudos na Unidade 1 do nosso Caderno de Estudos, como avaliação, que deve ser feita individualmente, faça uma redação tendo como tema: A DIDÁTICA NO BRASIL.

RESPOSTA ESPERADA
Começa com a chegada dos padres Jesuítas no Brasil, que foram os principais educadores do período colonial. Essa educação servia especialmente para a aculturação e catequização dos índios e negros e a instrução dos descendentes dos colonizadores, que aqui no Brasil representou a Pedagogia tradicional religiosa. O professor prescrevia o método de estudo, o conteúdo e o horário. As aulas eram ministradas de forma expositiva. As lições eram tomadas dos alunos oralmente.
A segunda vertente foi a Pedagogia leiga. O modelo didático praticamente não se alterou, embora a ênfase não fosse mais a doutrina cristã.
Contrapondo à Pedagogia Tradicional, surgiu o movimento escolanovista, e a didática aparece pela primeira vez como disciplina nos cursos de formação de professores em nível superior. A Didática escolanovista privilegia os aspectos técnico-práticos do processo de ensino-aprendizagem.
Na década de 60 entra em cena a Pedagogia Tecnicista, embasada nos princípios da psicologia comportamental ou behaviorista. Derivou daí uma didática que pode ser chamada de Tecnologia Educacional.
Na década de 80 a didática tecnicista e as demais correntes que antecederam passam a ser duramente questionadas, surge então, um novo cenário didático, com a preocupação com os aspectos sociopolíticos do processo de ensino.

Nenhum comentário: