sábado, 12 de junho de 2010

Importância da prática experimental no ensino


Prezados meus alunos, encontrei esse texto na internet, e é um bom exemplo para reflexão...afinal sem prática não tem como ensinar ciências.... ou tem ?

Segue parte do texto na sua escrita original...


[...]È desumano forçar a mente no que ela não consegue visualizar.Fazer enxergar o que não se tem.Se não existe pratica não há como o aluno perceber com o professor e tão menos por si só.Se eu não conheço figuras com duas dimensões e não tenho contato direto com suas propriedades, dificilmente eu conseguirei entender as de três ou imaginar a possibilidade de existir figuras com 4 ou mais.


Uma vez praticando tudo fica mais fácil. Ganha professor por que não cansa teorizando o que esta nos livros, as aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes, os pais se interessarão automaticamente na medida em que o aluno ira levar o que aprendeu em sala para casa, ganha o aluno em se interessar ainda mais. Enfim, ganha a comunidade como um todo.


Quem não se interessaria em saber como se produz um álcool 70 em seus lares?Quem não gostaria de entender quando o Dráuzio Varela fala no fantástico que o sódio não apenas esta contido no pozinho branco que coloca nos alimentos em casa, mas em alimentos doces também e que seu pai, sua mãe ou tio cometem o suicídio ao não saber disso?Quem não ficaria feliz em criar engenhocas dentro de casa, mexendo em circuitos ou entendendo o porquê da sua conta vir baixa ou alta?Contestar o IBGE, entender que equação os nossos governantes usam para subtrair do trabalhador ao invés de multiplicar a sua renda? Ou constatar a existência de outros planetas com características semelhantes a terra.Ou você pensa que somos os únicos a habitar o espaço?


E o preço de tudo isso só vemos lá na frente.A contra mão dessa falta de pratica só nos faz compor uma cadeia nada agradável.È a moça do caixa não sabendo passar o troco sem usar calculadora,é consumidor pagando a mais por “mls” a menos,é o pedreiro que ira fugir da escola por achar desinteressante, desmoronando casas,ou errando assentos e medições,é um povo que não contestara o motivo de presidentes indo ao segundo turno, com votos em maioria em função de margens de erros antidemocráticas,são mestrandos pagando para fazerem analises estatísticas a técnicos , o país emperrado sem produzir e comprando do que vem de fora, pessoas sem conseguir abstrair cálculos matemáticos,físicos ou químicos [...].


fonte:

Nenhum comentário: