sexta-feira, 2 de julho de 2010

PAPER DO MÓDULO II BID 3063


Prezados Alunos,

Segue as instruções necessárias para a realização da prática educativa do Módulo 2.

Idéia geral do tema:

A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO E A CONCEPÇÃO SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

INSTRUMENTOS DE ANÁLISE

A finalidade da escola é promover a formação integral dos alunos, segundo Zabala, que critica as ênfases atribuídas ao aspecto cognitivo. Para ele, é na instituição escolar, através das relações construídas a partir das experiências vividas, que se estabelecem os vínculos e as condições que definem as concepções pessoais sobre si e os demais.
A partir dessa posição ideológica acerca da finalidade da educação escolarizada, é conclamada a necessidade de uma reflexão profunda e permanente da condição de cidadania dos alunos, e da sociedade em que vivem.

Pense na busca dessa solução: Para que a escola exerça sua função como local de oportunidades, interação e encontro com o outro e o saber, o que deve acontecer?

Tema Gerador : A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Delimitação do tema SUGESTÕES:

1. ANÁLISE DA FUNÇÃO e sua relação com a avaliação escolar e objetivos de ensino;
2. ANÁLISE DA FUNÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA;
3. ANÁLISE DA FUNÇÃO NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
4. ANÁLISE DA FUNÇÃO NO EJA.
5. ANÁLISE DA FUNÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
6. ANÁLISE DA FUNÇÃO NO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL.


DATAS PARA APRESENTAÇÕES: através de sorteio que vai ocorrer no dia 10/07 cada representante de grupo, através do sorteio ira´ verificar as datas para SOCIALIZAÇÃO que vai ocorrer primeira etapa: 27 de novembro de 2009 e segunda etapa 22 de janeiro de 2011.

LEMBRANDO QUE A DATA FINAL PARA ENTREGA DO PAPER É DIA 22 DE JANEIRO DE 2011.

O PAPER TEM NO MÍNIMO 4 PÁGINAS.... E OBRIGATORIAMENTE POSSUI: CABEÇALHO, RESUMO, PALAVRAS –CHAVE , INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO E REFERRÊNCIAS.
As análises devem fazer referências:

A LDB de 96;
Aos PCNs;
Ao ECA;
Ao PNE;
A Constituição de 1988;
A estrutura e funcionamento do ensino.

Como obter informações para compor o paper (seguir as referências acima) além de observar, como sugestão alguma escola e verificar a função da mesma ...

Entrevista com a supervisão e orientação da escola.

Análise das diferenças entre escolas públicas (Estadual e Municipal) Particular (Leiga ou Religiosa)

Análise das informações do site da SEC RS sobre habilidades e competências ....

Sugestão de livros:

Apostilas:

Estrutura e Funcionamento do Ensino;
Metodologia do trabalho acadêmico;

Educação Especial;

Filosofia e Sociologia geral e da educação.


Livros:

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI M. S.; Educação escolar: políticas
estrutura e organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Docência em
Formação)
PENIN, S. T. S.; VIEIRA S. L.; MACHADO M. A. M. l. Progestão: como articular a
função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Brasília: Consed, 2001. (Módulo 1)
SEBER, M. G. Piaget: o diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio.
São Paulo: Scipione, 1997.

Cada grupo deve socializar seus resultados e cada membro do grupo um paper (conforme as regras de formatação) individual e singular , isto é, nada de paper igual ao do colega.



Um comentário:

Cristiane disse...

Muito obrigado pelas dicas, até sábado.