sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Saídas de Campo



Prezados Alunos ... abaixo segue pequeno fragmento de um pesquisador português sobre a importância da saída de campo nos cursos de formação de professores de biologia...o artigo completo está disponível no link: http://www.enciga.org/boletin/61/o_trabalho_de_campo_na_formacao_professores.pdf

Na foto o professor Eduardo em pesquisa sobre o efeitos da ocupação humana ao longo do Rio Maquiné -RS. E você acadêmico o pensa sobre o assunto? deixe um comentário.

A importância que o Trabalho de Campo (TC) tem assumido na Educação em Ciências conduz a que seja considerado como um recurso de inegável valor, considerado para alguns como fundamental quando se pretende que os alunos estabeleçam a relação dos conhecimentos adquiridos em contexto de sala de aula com a realidade envolvente. O Currículo Nacional do Ensino Básico (2001) prevê que os alunos tenham oportunidade de observar o meio ambiente, de planificar saídas de campo, de elaborar roteiros de observação,instrumentos simples de registo de informação, diários de campo e de usar instrumentos auxiliares (bússola, lupa, etc.).
Pese todo o valor educativo que unanimemente é atribuído ao TC (Gayford, 1985), verifica-se contudo que continua a ser pouco implementado, e quando tal acontece os resultados não correspondem ao esperado, pois nem o factor de motivação, normalmente atribuído à realização de TC, faz com que os alunos alcancem uma aprendizagem significativa dos conceitos, nem a sua realização faz com que os alunos consigam adquirir hábitos e destrezascientíficas. Na opinião de diversos autores, este fracasso resulta da orientação que tem sido dada ao TC realizado. Este assume habitualmente características prescritivas, assentes no cumprimento de instruções detalhadas que conduzem os alunos para a resposta correcta e tem como objectivos fundamentais comprovar a teoria e desenvolver habilidades manipulativas (Rebelo & Marques, 1999; Dourado, 2001).

7 comentários:

Mari Liess disse...

Oi, Eduardo! Eu quero participar da saída de campo, até pq não terei aula no dia, pois, tenho Sociologia convalidada. Não entendi o que está escrito no email sobre a aula... no sábado dia 11/09 não terá aula para a BID3063?

FAMIGLIADEROSSO disse...

to nessa Eduardo confirmado!!! Giovani Derosso

tavane disse...

OI. EDUARDO PODE CONFIRMAR MEU NOME

Débora disse...

Olá, quero participar da saída de campo, não teremos aula nesse dia?
O pessoal vai ir direto pra lá? ou vamos combinar a saída de algum lugar?

Cristiane disse...

Com certeza os trabalhos de campo são essenciais na formação de qualquer aluno, trazer a realidade do lado de fora para dentro das aulas traz grande enriquecimento para a construção do saber.

ESTOU NESSA COM CERTEZA, PODE MARCAR MEU LUGAR.
ABRAÇO

Dani Pilar-(51) 81207239 disse...

Prof. Eduardo
Tambem irei nesse passeio mas pq tao cedo pra sair ....

adriana_bombeiros disse...

Pode contar com a minha presença.