segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O ecoturismo e suas modalidades


O ecoturismo é um dos segmentos da atividade turística voltado para o contato com o meio natural. O ecoturismo busca utilizar de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação através da formação de uma consciência ambientalista, promovendo assim o bem estar das populações envolvidas.

De forma geral, são características do ecoturismo: a prática em pequena escala, mais ativa e intensa que prima pelo contato com as pessoas da comunidade local (cultura local), além da interação com o meio natural, respeitando-o e conservando-o.

As modalidades de ecoturismo ainda não é consenso entre os estudiosos do tema, entretanto, algumas atividades podem ser consideradas como modalidades de ecoturismo. Essas atividades têm em comum o fato de serem praticadas em meio natural e o baixo impacto ambiental. São modalidades de ecoturismo as atividades como: tirolesa, cavalgada, passeios a pé, snorkeling, flutuação, bóia-cross, observação de aves, cicloturismo, observação de fauna e flora, espeleologia, trekking, paragliding, asa-delta, balonismo, canyoning, rappel, rafting e turismo geológico.

Nenhum comentário: