quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Orientações sobre a Utilização do Caderno de Formação Inicial em Educação a Distância

O objetivo do Caderno de Formação Inicial em Educação a Distância é a familiarização do acadêmico com a linguagem, com os procedimentos e com os instrumentos tecnológicos utilizados ao longo do curso, proporcionando, desta forma, uma visão geral inicial sobre toda a trajetória a ser percorrida na realização de um curso a Distância da UNIASSELVI.

O conteúdo do Caderno de Formação Inicial em Educação a Distância contempla, como o próprio nome sugere, um panorama geral da Educação a Distância, aspectos históricos dessa modalidade de ensino, o processo de autoa prendizagem, destacando fatores que podem interferir na compreensão textual de modo a tornar a aprendizagem mais significativa. Contempla, ainda, a apresentação do programa da EAD da UNIASSELVI, seus instrumentos e procedimentos tecnológicos.

O conteúdo de Formação Inicial em Educação a Distância foi acrescentado na ementa da disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico, o que na prática gerou a seguinte situação: os alunos ingressantes recebem os dois Cadernos.

O conteúdo dos dois Cadernos será trabalhado da seguinte forma:

PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL: será estudado o conteúdo da Unidade 1 do Caderno Formação Inicial em Educação a Distância.

SEGUNDO ENCONTRO PRESENCIAL: será estudado o conteúdo da Unidade 2 do Caderno Formação Inicial em Educação a Distância.

TERCEIRO ENCONTRO PRESENCIAL: serão estudados os seguintes conteúdos da Disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico:

a)
Conteúdos da Unidade 1
Tópico 2 – Elementos Constitutivos dos Trabalhos Acadêmicos
Tópico 4 – O Paper

b) Conteúdos da Unidade 2
Tópico 1 – Citações
Tópico 2 – Referências

QUARTO ENCONTRO PRESENCIAL: será feita a revisão de todo o conteúdo estudado e a Prova Final da disciplina.

Quanto à avaliação dos conteúdos desenvolvidos da maneira descrita anteriormente, teremos:

Avaliação 1: Elaboração de uma redação individual sobre o tema relacionado com o conteúdo da Unidade 1 – HISTÓRIA E MÉTODOS DA EAD, que será realizada no segundo encontro presencial.

Avaliação 2: Avaliação individual sem consulta, com 10 (dez) questões objetivas sobre o conteúdo da Unidade 2 – INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS TECNOLÓGICOS DA EAD UNIASSELVI, que será realizada no terceiro encontro presencial.

Avaliação Final: Avaliação individual sem consulta, com 3 (três) questões dissertativas e 15 (quinze) questões objetivas – SOBRE TODO O CONTEÚDO TRABALHADO DA MANEIRA DESCRITA ANTERIORMENTE, que será realizada no quarto encontro presencial.

Bom trabalho a todos!

Um comentário:

tavane disse...

NOVOS ALUNO???????
SEJAM BEM -VINDO AO CLÃ DOS FILHOS DO PROFº EDU