quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gramadozoo


Prezados Alunos,

Aproveito para apresentar um ótimo lugar para um passeio de final de semana e também para colocar em prática o conhecimento de sala de aula.

A dica é o GramadoZoo, esse parque da Serra Gaúcha, no entanto, não é apenas um espaço turístico recreacional. Em funcionamento desde setembro de 2008, o Gramadozoo traz um novo conceito para o segmento. Bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental são os pilares que norteiam as atividades do empreendimento. No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies.

E interessante salientar com alta preocupação ambiental e enquadrado na categoria A do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), o Gramadozoo inova também ao apresentar animais exclusivamente da fauna brasileira, que possui a maior biodiversidade do planeta. Atualmente, vivem no parque 1.500 animais.

A foto da onça-pintada foi premiada no concurso promovido pelo ZOO, denominado "Bicho Bom de Foto III" ela foi obtida pelo fotógrafo Claudio Luiz de Mello Heldt de Porto Alegre.

Falando um pouco de ecologia, segue alguns dados:

A onça-pintada (Panthera onca), onça, jaguar ou jaguaretê é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. É um símbolo da fauna brasileira. Os vocábulos "jaguar" e "jaguaretê" têm origem no termo guarani jaguarete.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. onca
Nome binomial
Panthera onca
Linnaeus, 1758

Nenhum comentário: