terça-feira, 17 de maio de 2011

MBA em Gestão Ambiental

Prezados Pós-Graduandos do MBA em Gestão Ambiental, seguem as questões referente a atividade n°2 da Disciplina de Políticas Públicas. (obs. podem ser respondias por aqui mesmo, é só inserir comentário).

1)Como se elaboram e implementam as políticas públicas no Brasil?

2)Como as relações entre o público e o privado se desenvolvem na arena decisória das políticas públicas?

3)Como se articulam os interesses dos indivíduos, servidores públicos, empresas privadas, comunidades profissionais e organizações estatais na determinação das políticas públicas?

13 comentários:

Anônimo disse...

Prezado prof. Eduardo , para maior clareza a estas respostas gostaríamos que fosse disponibilizado o livro Estado e Redes Sociais , de Eduardo César Marques , autor dessas e outras questões abordadas em sua tese de doutorado.

Anônimo disse...

Gestão Ambiental
sidneirigoi@hotmail.com
Questão 01 - As políticas públicas no Brasil são elaboradas e implementadas (deveriam), através da participação da sociedade (projetos de lei de interesse popular e/ou específicos dos município).
Os conselhos municipais, a realização de conferências ou ainda de Orçamentos Participativos também viabiliza a participação da sociedade junto as tomadas de decisão políticas.

Anônimo disse...

Gestão Ambiental
sidneirigo@hotmail.com
Questão 02 – As relações público x privado, ainda complementado a questão 01, descritas e elencadas nos debates dos Planos Diretores (discussões com a comunidade), se desenvolvem na arena decisória através da Constituição federal, planos nacionais, leis e códigos estaduais, por exemplo.

Anônimo disse...

Kenita Litter Turma de gestão ambiental-kenitalitter@hotmail.com
questão 1 (Conforme material que você nos passou na aula anterior):
Na elaboração de uma política pública, primeiramente é, identificado o problema ou a necessidade social de uma determinada comunidade, para que essa, seja incluida na lista de prioridades do poder público e assim, se determine as possíveis alternativas para sua solução e seus custos. Depois de formulada a política pública, esta, é implementada onde ocorre o planejamento e a organização administrativa que envolverá a aplicação da mesma.

Anônimo disse...

Gestão Ambiental
sidneirigo@hotmail
Questão 03 – Os interesses se articular através, primeiro da PRESSÃO DA SOCIEDADE, que condiciona o ESTADO a atuar nas escolhas (áreas de atuação – onde atuar – por que atuar e quanto atuar) e emitir POLÍTICAS PÚBLICAS correspondentes e adequadas (const. Federal, planos nacionais de educação, leis e códigos e etc.)

Anônimo disse...

Juliana Vieira de Souza (ju.vs@hotmail.com) - Turma de Gestão Ambiental
Questão 01) A elaboração consiste na identificação e delimitação de um problema atual ou potencial da comunidade, a determinação das possíveis alternativas para sua solução ou satisfação, a avaliação dos custos e efeitos de cada uma delas e o estabelecimento de prioridades.
A implementação, constituída pelo planejamento e organização do aparelho administrativo e dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para executar uma política. Trata-se da preparação
para pôr em prática a política pública, a elaboração de todos os planos, programas e projetos que permitirão executá-la.

Anônimo disse...

Edison Silva
AS politicas publicas são elaboradas através da demanda induzida da sociedade organizada, na maioria das vezes. Com isso são criados programas de governo, leis, decretos e resoluções que passam a regular as ações relacionadas.

Anônimo disse...

Edison Silva
As relações público x privado se desenvolvem no processo de elaboração das politicas públicas e na elaboração das leis, onde de modo geral o gestor (governo) atua como mediador dos vários interesses dos grupos envolvidos buscando gerar um documento o mais consensual possível.

Anônimo disse...

Edison Silva

Os interesses se articulam entre os grupos da sociedade civil organizada e os seus representantes na camara dos deputados e no congresso, onde cada um destes grupos busca impor a sua visão dos fatos e com isso gerar politica que lhe favoreça. Neste aspecto o debate se torna essencial para que a politica pública possa ser o mais representativa possível e alcançar os objetivos propostos..

Anônimo disse...

Gestão Ambiental
Gislaine Fassini
giifassini@yahoo.com.br
1 - São por meio da participação da sociedade, onde a partir disso são criados e implementados programas, leis, entre outras que aplicam essas ações.

Anônimo disse...

Juliana Vieira de Souza (ju.vs@hotmail.com) - Turma de Gestão Ambiental
Questão 02)As relações entre público e privado se desenvolvem na arena decisória das políticas públicas formulando e decidindo sobre as políticas públicas. A relação entre público e privado significa que não só o vereador ou o prefeito eleito que irá garantir a melhoria do atendimento à população, mas também a própria sociedade civil, representada por ela mesma, através dos conselhos deliberativos controladores e normatizadores das políticas sociais.

Anônimo disse...

Juliana Vieira de Souza (ju.vs@hotmail.com) - Turma de Gestão Ambiental
Questão 03)As demandas da sociedade são apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos organizados, no que se domina de sociedade civil organizado - SCO. Os dirigentes (deputados, senadores e vereradores) mobilizam os membros do poder executivo, que também foram eleitos (tais como prefeitos, governadores e inclusive o próprio presidente da república) para que atendam as demandas da população.

Anônimo disse...

Gislaine Fassini
giifassini@yahoo.com.br
Gestão Ambiental

Resposta 2 e 3
As relações entre políticas públicas e privadas se desenvolvem na arena decisória por meio de planos, leis, constituição, ou seja, decidindo sobre políticas públicas. Os interesses dos indivíduos entre outros, na determinação das políticas públicas se dá primeiramente pela iniciativa da sociedade onde condiciona o estado a fornecer políticas públicas adequadas com as leis e planos. A sociedade acaba condicionando o estado a fazer escolhas de áreas para atuar, onde atuar, porque atuar e quando atuar. A partir disso o estado políticas públicas sempre baseadas em leis, planos nacionais etc.