sábado, 2 de julho de 2011

REFLEXÕES 04 - NOSSO AR


REFLEXÕES 04 - NOSSO AR

TATUAGENS NA NATUREZA!!!!!

A ação humana causa marcas na natureza , que se pode comparar a uma tatuagem , que depois feita difícil de ser removida, e se for removida precisa de uma tecnologia cara , no caso da tatuagem o laser...no caso da natureza... a criação de mecanismo de desenvolvimento limpo os MDL, atrelados a criação de Políticas Públicas Ambientais ...e claro a conscientização humana...Ao interferir nos habitats a poluição pode levar a desequilíbrios que provocam a diminuição ou extinção dos elementos de uma espécie.

Ao lado mais uma imagem produzida por Camila Dias Borges

AOS INTERESSADOS UM POUCO MAIS DE INFORMAÇÃO:

Mas um ecossistema natural mais agredido e frágil é a atmosfera ....


A camada de ozônio é uma região existente na atmosfera que filtra a radiação ultravioleta provinda do Sol. Devido processo de filtragem, os organismos da superfície terrestre ficam protegidos das radiações.
A ozonosfera é formada pelo gás ozônio, que é constituído de moléculas de oxigênio que sofrem um rearranjo a partir da radiação ultravioleta que penetra na atmosfera.
A exposição à radiação ultravioleta afeta o sistema imunológico, causa cataratas e aumenta a incidência de câncer de pele nos seres humanos, além de atingir outras espécies.
A diminuição da camada de ozônio está ocorrendo devido ao aumento da concentração dos gases CFC (cloro-flúor-carbono) presentes no aerossol, em fluidos de refrigeração que poluem as camadas superiores da atmosfera atingindo a estratosfera.
A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos ser causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactes no campo ambiental, tendo acção directa no aquecimento global, sendo responsável por degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.

Nenhum comentário: