domingo, 1 de abril de 2012

Evolução


Estimados alunos da BID 3063, segue algumas reflexões e atividades que vem ao encontro em cooperar com o processo de aprendizagem sobre Evolução e Paleontologia, espero a colaboração de todos os alunos nas reflexões solicitadas.

Tema central: Fatores Evolutivos

A base da evolução é a existência de variação entre os indivíduos.

Mas quem são as fontes de variação...

Primeiramente as MUTAÇÕES, essas podem ser benéficas, neutras, deletérias, na sequencia o FLUXO GÊNICO, que corresponde o intercâmbio de genes entre populações vizinhas, outra fonte é a DERIVA GENÉTICA, que compreende a variação aleatória da frequência de genes, ACASALAMENTO NÃO ALEATÓRIO, que ocorre em espécimes onde existe seleção sexual, e por fim a SELEÇÃO NATURAL.

A ênfase do post é sobre o ACASALAMENTO NÃO ALEATÓRIO, essa fonte de variação está presente em todas as espécies em que ocorre seleção sexual, mas como isso ocorre de fato, um dos parceiros pode ter predileção por determinado fenótipo do companheiro, o que leva ao favorecimento de determinado genótipo.

E alguns casos, o acasalamento não aleatório pode resultar em especiação simpátrica, que consiste na formação de uma espécie diferente dentro de uma população devido à formação de um mecanismo de isolamento.

ATIVIDADES E REFLEXÕES

Primeira atividade do post, é ver como você faz sua escolha de companheiro com bases em aspectos morfológico, favorecendo assim certos fenótipos, e assim também permitindo a continuidade  desse genótipo em decorrência do favoritismo sexual, nas suas escolhas aspectos como altura, estrutura muscular, raça, cor de olhos etc...podem fazer parte das características de escolha.

E a segunda atividade é fazer uma reflexão sobre especiação simpátrica, e que relação teria essa na formação do Homo sapiens sapiens, na sua opinião isso aconteceu? 

Para descontrair segue a imagem abaixo....

Publique suas conclusões no Facebook na página dos   ALUNOS DO PROF. EDUARDO.




Nenhum comentário: