quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Mapa Conceitual do Paper




Estimados alunos, acima segue mapa conceitual sobre o paper, o objetivo é demonstrar quais as partes e que é composto o paper.

Acessem o AVA....baixem o modelo de paper disponível.


Tutorial do PAPER




1. JUSTIFICATIVA

A elaboração e apresentação de um "paper" é uma oportunidade que lhe permite ao acadêmico:

§    Pensar e criar.                   
§    Expressar o estudado e pesquisado por escrito.
§    Desenvolver habilidades para a escrita formal.
§    Investigar e sistematizar ideias sobre o desenvolvimento de determinados temas.
§    Desenvolver a capacidade de síntese e análise.
§    Propiciar uma “cultura investigativa" própria do nível de formação da pós-graduação.


2. OBJETIVOS


§    Estimular a criação de um ambiente Investigativo nos acadêmicos.
§    Aprender, através dos “papers", a realizar pequenas Investigações com base em fontes primárias e secundárias para criar o clima e as condições que apoiem o projeto e desenvolvimento de pesquisas, conforme a rigorosidade científica do caso.
§    Motivar a Pesquisa Interdisciplinar como processo de geração de ideias em equipe.
§    Cultivar nos mestrandos o interesse pelo processo auto- formativo.


3. CARACTERÍSTICAS DOS “PAPERS"

3.1   ESTRUTURA:

O "paper" deve conter:

§  Título do trabalho
§   Nome do autor ou autores
§   Resumo ou abstracts
§   Introdução: É um resumo do trabalho feito em dois ou três parágrafos, com uma ideia central, conteúdos do tema desenvolvido e as conclusões.
§   Corpo do trabalho: Nessa parte, se desenvolve o tema central do trabalho fundamentado em fontes primárias, secundárias e apreciações, argumentações e críticas reflexivas que o autor queira fazer sobre o tema e sub-temas.
§   Conclusões: É o registro das reflexões pessoais como resultado da elaboração do trabalho.
§   Referências: Refere-se ao registro das fontes primárias e secundárias de acordo com os procedimentos que utilizou o autor para a realização do trabalho



Preciso para todas as turmas que tem paper esse módulo a entrega do Plano da Prática:


PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA
TÍTULO
Autores
Prof. Orientador
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Subtítulo (opcional)

Curso/Habilitação (TURMA) – Prática Módulo ...
dd/mm/aa



1 TEMA/ASSUNTO

Informe o nome do tema e descreva, de modo resumido, o assunto a ser abordado no desenvolvimento da Prática.


2 OBJETIVOS

De forma clara, informe os 3 (três) principais objetivos da Prática.


3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA

Nesse campo deve-se indicar o tipo de Prática que será desenvolvido, de acordo com um dos três tipos descritos abaixo.
a) Prática Simulada: essa Prática tem como principal característica a exploração de temas teóricos. Ela é realizada em sala de aula, nos encontros presenciais, ou nos dias de atividades acadêmicas, quando o(s) acadêmico(s) envolve(m) os próprios colegas na atividade. A atividade pode ser feita em forma de seminário, aula, oficina, sarau literário, atividade de laboratório, troca de experiências com profissionais da área específica, palestras etc.
b) Prática Real: tem como principal característica a aplicação dos temas fora dos encontros presenciais. Além disso, essa modalidade de Prática busca familiarizar o(s) acadêmico(s) com o seu futuro ambiente profissional. Ela é desenvolvida em instituições, tais como: empresas, escolas e ONGs. 
c) Prática de Pesquisa Documental: essa modalidade de Prática busca exercitar a pesquisa de cunho documental. É realizada em arquivos de empresas, escolas ou entidades públicas, bibliotecas, banco de dados digitais. O principal objetivo dessa Prática é a análise e a interpretação de dados. É importante ressaltar que essa modalidade de Prática não se restringe a uma pesquisa teórica.

É importante salientar que a escolha da modalidade da Prática implica na dinâmica da atividade, o que significa dizer que as ações programadas devem estar de acordo com o tipo de Prática definido.


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