quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sucessão Ecológica

Os ecossistemas são dinâmicos e encontram-se em constante alteraçao.O ambiente Fisico-quimico sofre mudanças provocadas e acompanhadas pela sucessao de diferentes comunidades.
 O processo de colonizaçao, como o verificado em Surtsey, no qual as comunidades se vão substituindo umas ás outras, num determinado local ao longo do tempo,até se atingir um equílibrio, desigana-se Sucessão pregresso.
As Especies Pioneiras são as primeiras a instalar-se no local.




Comunidade Pioneira é uma comunidade simples que vai sendo substiuida por uma serie de comunidades mais complexas, até á instalaçao de uma comunidade perfeitamente adapatada ao ambiente do local em qe se insere.Esta comunidade, a última a instalar-se, caracterizada por uma organizaçao complexa e populações estaveis e equilibradas, desigana-se Comunidade Climax.



 No entanto, mesmo quando as comunidades são estaveis e equilibradas, elas encontram-se em equilibrio, uma vez que ocorre uma troca que saem e entram no ecossistema.
Os ecólogicos dividem as sucessoes ecologicas em dois tipos:
    . Sucessão Ecologica Primaria-ocorre quando o local colonizado estava anteriormente de Vida, como no caso da ilha de Surtsey.
  . Sucessão Ecologica Secundaria-ocorre quando o local sofre novo povoamento, devido ao facto de a comunidade anterior ter sido destruida, total ou parcialmente, por algum factor, como catastrofres naturais ou atraves da acção do Homem. Na Natureza, este é o fenomeno mais frequente.

    

Nenhum comentário: