quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desafio para a turma BID 0217

Estimados alunos, chegamos no momento da avaliação final e término da disciplina, para fechar nossas discussões sobre o tema ...mas nunca encerrar nossas reflexões sobre o mesmo e a questão do uso de tecnologias na sala de aula...segue reportagem publica na ZH para análise e discussão.
E aqui selecionei uma sequencia de exercícios para melhorar o desempenho na prova final...façam esses, coloquem suas conclusões como comentários no blog e ou publiquem no link do Facebook, assim fortificamos nossa rede de ensino-aprendizagem.

atte.

Prof. Eduardo


1Tendo por base os estudos realizados na disciplina, descreva o que é Informática Técnica e Informática Pedagógica.




 2 A

Barra de Menus, lista todas as funções do "Word". 
Com base nesta afirmação e no conteúdo estudado na disciplina, cite no mínimo cinco comandos e descreva-os.

O computador é um eletrônico composto por três elementos básicos de operação, formando um conjunto capaz de desenvolver diversas atividades. A partir do que foi exposto, descreva  a função de cada um desses elementos.

4  Uma das terminologias bastante conhecidas no uso do computador é o "software". Em se tratando disso, temos vários tipos de softwares existentes no mercado, dentre eles: softwares básicos; "softwares" aplicativos e suas subdivisões (aplicativos de uso geral; aplicativos de uso específico e "softwares" utilitários). Explique o que caracteriza cada tipo desses "softwares".

5 Um vírus eletrônico é um programa que se instala em uma máquina sem que o usuário perceba e nela começa a gerar cópias de si mesmo. A forma de contágio mais comum é a execução de programas piratas no seu computador. Portanto, procure não utilizar programas piratas; além disso, pirataria de software é crime. Diante disso, aponte alguns cuidados necessários para prevenir-se de vírus eletrônico de computador, bem como alguns sintomas que eventualmente possam surgir quando houver contaminação do computador por vírus.

6.      A figura a seguir exibe um padrão de tela bastante conhecido no ambiente "Windows". A imagem mostra uma janela do "Windows" dividida em sete partes. Descreva o nome e as funções dessas sete partes, numerando-as.


imag_prova_ead_questao.php?prpq_baqu=10122&prpq_prop=24828&prpq_codi=107584

Aqui segue uma base de resposta para vocês que participaram do desafio:

1 Informática pedagógica: A escola utiliza o computador como  ferramenta de apoio para as  disciplinas,  independente  da  abordagem. Utiliza  os  recursos  computacionais  como complemento ao aprendizado disciplinar e/ou projetos educacionais.
- Informática técnica: A escola utiliza o computador para passar aos alunos os conhecimentos técnicos de "hardware e software". Proporciona aos alunos o conhecimento tecnológico do ambiente computacional, bem como seu domínio, interesse e uso.


2  relatar no mínimo cinco opções das relacionadas a seguir:

- Arquivo: Ações feitas com os arquivos (configurações, propriedades, páginas, impressoras...);
- Editar: Atividades de edição como copiar, colar, recortar, selecionar, localizar, etc.;
- Exibir: Exibição de ferramentas e objetos tais como modo de exibição, régua, etc.;
- Inserir: Inserção de quebras, número de páginas, figura, índice, etc.;
- Formatar: Formatação de parágrafo, fonte, etc.;
- Ferramentas: Opções de auxílio como ortografia e configuração;
- Tabela: Manipulação com tabelas;
- Janela: Gerenciamento de janelas;
- Ajuda: Assistente do "Word".



O hardware é a parte física do sistema informatizado, ou seja, o conjunto de circuitos eletrônicos, chips, placas e demais dispositivos.

O software á a parte lógica do sistema informatizado. é representado pela lógica de processamento na forma de conjuntos de instuções organizadas, reconhecidas e executadas pelo computador, com finalidae de realizar açoes do usário.
Peopleware são as pessoas envolvidas no desenvolvidos  ou utilização do sistema de computação. 

Softwares básicos: são os sistemas operacionais que têm a finalidade de assegurar o funcionamento da máquina.
- Softwares aplicativos: são programas que visam à automatização de um determinado processo, possibilitando a operação por pessoas com ou sem conhecimento em informática. Subdividem-se em:
a) Aplicativos de uso geral: desenvolvidos para atender tarefas comuns, de rotina (por exemplo, editores de textos e planilhas eletrônicas);
b) Aplicativos de uso específico: desenvolvidos para atender tarefas específicas (por exemplo, folha de pagamento e controle de estoques);
c) Softwares utilitários: também conhecidos como programas auxiliares, complementam as funções básicas do sistema operacional com ações específicas do ambiente em que atuam. Servem para melhorar a produtividade do sistema de computação instalado (por exemplo, antivírus e desfragmentador de discos).

5 Não utilizar programas piratas.
- Sempre que for utilizar um programa novo, pesquise antes a existência de vírus, e, se for o caso, remova-o.
- Proteja seus disquetes contra gravações.
- Faça sempre cópias de segurança ("backup") de seus arquivos, pois assim você terá como recuperá-los em caso de ataque de vírus ou até mesmo de danos ao disco.
- Controle seu sistema quanto ao seu uso por pessoas estranhas ou não autorizadas.
- Sempre verifique seu sistema logo após terem sido efetuadas nele apresentações de novos programas/sistemas.

Alguns sintomas que eventualmente possam surgir quando houver contaminação do computador por vírus:

- Acesso contínuo e prolongado ao disco rígido.
- Mudança de nome de arquivos e/ou troca de conteúdo.
- Alteração da data/hora de arquivos.
- Mensagens e sons não comuns.
- Mudança no comportamento dos programas.
- Perda considerável de espaço em memória.
- Não inicialização do computador.

6-1 - Barra de menus: nesta barra são apresentados os menus com os respectivos serviços que podem ser executados no aplicativo. 
2 - Barra ou linha de título: esta barra mostra o nome do arquivo e o nome do aplicativo que está sendo executado na janela. Através dessa barra, consegimos mover a janela quando a mesma não está maximizada. Para isso, clique na barra de título, mantenha o clique e arraste e solte o mouse. Assim, você estará movendo a janela para a posição desejada. Depois é só soltar o clique.
3 - Botão fechar: fecha o aplicativo ou o documento. Solicita que você salve quaisquer alterações não salvas antes de fechar.
4 - Botão maximizar: aumenta uma janela de documento ou aplicativo para preencher a tela. Para restaurar a janela para seu tamanho e posição anteriores, clique neste botão ou clique duas vezes na barra de títulos.
5 - Botão minimizar: reduz uma janela de documento ou aplicativo para um ícone. Para restaurar a janela para seu tamanho e posição anteriores, clique neste botão ou clique duas vezes na barra de títulos.
6 e 7: Barras de rolagem: as barras sombreadas ao longo do lado direito e inferior de uma janela de documento. Para deslocar-se para outra parte do documento, arraste a caixa ou clique nas setas da barra de rolagem.









4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom os exercícios para entender e aprender um pouco mais , não faz mal aprender um pouco mais sempre que possível.

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento e o reforço de conteúdos através das questões.Também criei um blog e com o estudo desta disciplina me senti motivado em utilizar a informática pedagógica de forma mais efetiva com meus alunos do 5º ano.José Altamirio, grande abraço.

Taís de Oliveira disse...

Muito Obrigado, pelos exercícios e as dicas.
Taís Cristina de Oliveira

Jaimerson Pereira disse...

Me sentia fora de orbita,agora me sinto confuso...já é melhor que perdido né prof Eduardo, com tanto esclarecimento e o apoio da turma, as coisas só têm a melhorar.