sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TG e TCC

Alguns esclarecimentos:

O que é fundamentação teórica?  Bom fundamentação teórica ou tb chamada de revisão de literatura, é o espaço para fazer uma revisão da literatura existente e selecionar estudos e pesquisas realizadas sobre o tema escolhido.Deve-se reunir, analisar e discutir as informações publicadas para fundamentar teoricamente a análise do objeto de estudo. é bom informar que para auxiliar a construção dessa revisão, faz-se o uso de citações.

O que é Método, ou melhor o que compreende a parte de Materiais e Métodos do TG ou TCC? Nessa etapa que o aluno define onde e como  será realizada a pesquisa. O tipo de pesquisa, o universo da pesquisa, a amostra, os instrumentos de coleta, como irá compilar esses dados e claro contextualização das fontes de pesquisa.


Verifiquei algumas duvidas sobre etapas do TG, então segue informações sempre uteis:

Bom até agora vocês realizaram a fundamentação teórica que faz parte do planejamento do trabalho conforme se vê no item "e" no primeiro quadro...(ver imagem).

Mas o que  é avaliado na fundamentação teórica: Primeiramente a escolha de livros e tudo aquilo que vai fundamentar "teoricamente" o seu material....claro que obrigatoriamente ter pertinência com a área de  concentração....bom o uso de citações curtas, longas, diretas e indiretas respeitando o sistema autor data e a formatação exigida são avaliadas e claro as referências, citou tem que ter referências e essas devem seguir o padrão.

EX:

ALMEIDA, Eduardo. A arte de ensinar: só ensina quem tem paciência. Porto Alegre:Sábios,2012.

Mas vocês lembram o que falei sobre fundamentação teórica nos encontros de TG? Esse vai aparecer lá nos materiais e métodos, afinal todo o levantamento de materiais, isto é, livros e outras fontes  e aqui, que é feito a revisão bibliográfica, onde vocês procuraram fazer o levantamento e a discussão dentro da área de concentração escolhida (com base no projeto de pesquisa) ....Bom tudo que vocês levantaram na fundamentação vai aparecer no Desenvolvimento , terceiro elemento da segunda tabela da imagem abaixo, pertecendo ao elemento textual ....conforme, verifica-se na terceira tabela.

E claro na altura da caminhada já é possível trabalhar o item Resultado e Discussões....

Fiquem atentos as datas.


SOBRE O TG É BOM LEMBRAR....

O DESENVOLVIMENTO: Segundo a ABNT, o desenvolvimento é a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método.

É ESSES ELEMENTOS ABAIXO QUE PERTENCEM A ETAPA 2 DO TG.

MATERIAL E MÉTODOS: Nessa parte do trabalho, o objetivo é descrever de que forma foram coletados os dados no decorrer do TG (que no caso da turma BID 3063 teve início em 02/07/2012 ). quais procedimentos adotados, bem como os dados que se deseja apresentar.

Bom para quem por acaso tem dúvidas o que são COLETAS DE DADOS:

As pesquisas bibliográficas (livros, artigos, revistas etc...), documentais, questionários, entrevistas e observações.

RESULTADO E DISCUSSÃO: Nessa etapa deve-se apresentar os resultados da pesquisa conforme os preceitos da ciência, com redação técnica-científica e as exigências da área de conhecimento.

Assim, os resultados expõem o tema proposto, fundamentando-o com revisão crítica de fontes de pesquisa relacionadas ao tema de forma ampla para depois especificá-la. Você aluno que está fazendo o TG deve relacionar sua visão sobre o tema fundamentado (com base na área de concentração)aos conhecimentos atuais e trabalhos já realizados na área, bem como as opiniões dos autores.

atte.

Prof.Eduardo


Nenhum comentário: