terça-feira, 12 de março de 2013

GESTÃO AMBIENTAL - TERÇA




DICA PARA ESTUDAR

Dê mais ar aos pulmões:

A maioria das pessoas só usa uma pequena parte dos pulmões para respirar (o terço superior), não fornecendo ao sangue bom suprimento de oxigênio. Respirar profunda e correta é muito mais saudável para o corpo e para a mente. Diminui a ansiedade, melhora o raciocínio. Aprenda a boa respiração, aumente a resistência e faça disso um hábito automático.

Prof. Eduardo.
_______________________________________________________________________

DISCIPLINA : DIREITO AMBIENTAL

Em 22 de fevereiro de 1989, foi promulgada a Lei nº 7.735, que cria o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Site: http://www.ibama.gov.br/index.php


Links úteis:

Política Nacional do Meio Ambiente
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm
Lei dos Crimes Ambientais
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm

Desafio da semana:


_______________________________________________________________________





Façam uma reflexão da figura acima....


Sugestão de Tema para Estudo:

O uso racional da água e sua importância para a sustentabilidade do planeta Terra.




 Visita da Gam 0092 a ETA - DMAE
Visita da Gam 0092 a ETE - DMAE


Para conhecer um pouco mais sobre o PISA



Com base as aspectos sobre a potabilidade da água, sugiro uma reflexão sobre o pH.


Desafio da semana para o pessoal da GA 
postem suas respostas como comentários
QUESTÃO:
1. Descreva sucintamente quais são as características qualitativas que caracterizam os esgotos domésticos e como varia a composição desses efluentes.

2. O que são os surfactantes?

3. Dentre os principais parâmetros físicos a serem monitorados para efluentes domésticos e industriais, podemos destacar a temperatura, turbidez, teor de sólidos, odor, cor e a vazão. Assim sendo, descreva as características de cada um deles.

6 comentários:

Taciane disse...

Dá pra viver bem revendo estes gastos básicos, e o mais importante, além da nossa reeducação, é criar nossos filhos neste ritmo, eles crescendo nesta rotina econômica de água, com certeza irá mitigar a deficiência no abastecimento e preservação da água no planeta. A chave está na educação dos pequenos!

simone disse...

questão 01: Os esgotos domésticos são constituídos por substancias físicas, químicas e biológicas. Eles contém 99,53% a 99,87% de água e apenas 0,13% a 0,47% de materiais suspensos e dissolvidos na água, e, essa pequena fração é responsável pela poluição e contaminação dos cursos de água, necessitando assim de tratamento.

simone disse...

questão 02: Os surfactantes são substancias que alteram as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido.
Os exemplos mais comuns são os detergentes, os shampoos, o sabão, os produtos de limpeza, ou seja, aqueles que formam espuma.

Prof. Eduardo de Almeida disse...

Parabéns Simone pela participação...

Taciane disse...

Essas características físicas dos esgotos.
TEMPERATURA: A temperatura geralmente é superior da a de águas de abastecimento entre 20 e 25°C, com exceção dos dias mais quentes. Esta característica pode caracterizar danos como solubilidade do oxigênio e e estímulo vital da biota.
TURBIDEZ: Indica grua de decomposição. A diferença de tons de cinza pode indicar uma contaminação do esgoto com águas residuárias industriais com tto ineficaz, onde corantes ou otros elementos não foram suficientemente degradados.
TEOR DE SÓLIDOS: Em média de 0,08% é a quantidade de sólidos permissível, mas este parâmetro é de fundamental importância no dimensionamento das ETE e no seu controle de operação.Os sólidos podem ser subdivididos em sóldos coloidais e sedimentáveis/flutuantes, tbm classificados como sólidos dissolvidos. Os que se separam da fase líquida por densidade são os sedimentáveis.
ODOR: Os gases produzidos no esgoto doméstico e no lodo das estações de tto. são o gás sulfúrico (H2so) que é semlhante a ovo podre, amõnia, dióxido d ecarbono, e metano, que são nocivos a saúde podendo causar vômiots, insônia, entre outros q caracterizam rebaixe da qualidade de vida e ainda rebaixe da valorização comercial/econômica do local.
COR:A cor se faz avliado junto a turbidez, que varia de cinza, turva a negro.
VAZÃO:Parâmetro de controle nas ET Esgotos, a medida que indica volume por tempo, exemplo m³/h q determina volume de fluído q passa em determinada unidade de tempo p traatamento.

Prof. Eduardo de Almeida disse...

Ótimo Taciane ....colegas sigam o exemplo e continuem as discussões propostas.