segunda-feira, 20 de maio de 2013

Metodologias para Aplicação da Educação Ambiental


Estimados pós-graduandos,quero desejar uma ótima disciplina, e aproveitando a ideia de EDUCAÇÃO AMBIENTAL, pelo fato que as necessidades humanas são infinitas e os recursos naturais são cada vez mais escassos, informo que iniciaremos nosso estudo minimizando nosso impacto negativo sobre o meio ambiente e de seus recursos como o papel e a impressão, adotando a seguinte postura:

Materiais para a disciplina:

No blog no link: http://profeduardodealmeida.blogspot.com.br/, você aluno encontrara a sua disposição a partir do dia 20/05/2013, as informações necessárias sobre a disciplina e as atividades previstas, datas, conteúdos e sugestões bibliográficas.


Avaliações da disciplina:

Cada semana um desafio com exercícios será postado no blog, onde conforme instruções devem ser realizadas e o material produzido enviado ao E-mail informado no blog. 

Algumas considerações que gostaria de falar sobre a disciplina.
Não há uma resposta ‘mágica’, nem receitas ou modelos milagrosos, o que se percebe é que tudo dependerá  da atuação do professor.

Podemos usar um exemplo que melhor explicaria essa realidade: a receita de um bolo. Nela há toda a orientação necessária, todos os passos a serem seguidos, mas mesmo assim, ainda há pessoas que não conseguem atingir o resultado esperado, talvez porque exageraram no fermento ou na quantidade de leite, mas há pessoas que conseguem acertar  perfeitamente o resultado esperado, não porque são mais inteligentes ou esperta, porque elas tiveram um desempenho melhor que nem sempre depende da maneira como o profissional atua, isto é, ações como prestar bastante cuidado ao colocar os ingredientes, ficar atento a todos os passos da receita, ajuda,  mas nem sempre garante um bolo 100% perfeito.

A verdade, é que, infelizmente, não há como prever se aquela receita é boa ou não, se dela dependerá o  desempenho do professor. Caberá somente a ele descobrir em si mesmo a receita milagrosa que lhe garantirá todo o sucesso de sua prática de ensino em sala de aula.

Atte.

Prof. Eduardo de Almeida


EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL – Turma 01

MAIO
20
27
 Aulas
CH
Metodologias para Aplicação da Educação Ambiental
JUNHO
3
10
04 
20
Metodologias para Aplicação da Educação Ambiental
AVALIAÇÕES:

Avaliação: Avaliação 1 e 2 (5 pontos) - enviar por E-mail: prof.edu.almeida@hotmail.com
                                     No campo assunto colocar a atividade, exemplo: AVALIAÇÃO 1
Avaliação Final: (5 pontos) - Enviar por E-mail:
AVALIAÇÃO FINAL ENVIAR MATERIAL ATÉ DIA 10 DE JUNHO.


Pessoal , segue na figura abaixo resumo de metodologias e seu objetivo educativo, escolham entre essas para o plano de aula (avaliação final) e também para elaborar a atividade 2.




DICA DE LEITURA:

Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo.
Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, dos instrumentos utilizados (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

 

 

 

 

O que é Metodologia?

Metodologia é uma palavra derivada de “método”,do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são: método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori).

Leitura obrigatória:


Avaliação 1: Criar uma atividade de brainstorming, com base nos conteúdos vistos no encontro do dia 20 de maio.
Temas abordados em aula:

  1. Sustentabilidade e sua origem;
  2. Agenda 21;
  3. EcoAlfabetização;
  4. Carta da Terra.


Resumo sobre a metodologia da avaliação 1:
brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

Avaliação 2: Criar uma atividade com base nas seguintes metodologias (Estudo de Caso, Estudo Dirigido, Seminário, Simpósio ou fórum) , com base nos conteúdos vistos no encontro do dia:
Temas abordados em aula:

Resumo sobre das metodologias da avaliação 2: (Escolha uma metodologia das apresentadas








Avaliação final:
No link abaixo segue dica de como elaborar PLANO DE AULA.

http://sites.ffclrp.usp.br/laife/teia/Arquivos/Apostilas/02%20-%2030-07-05/Turma%20I/Apostila%20Biodiversidade.pdf
FORMATO E ITENS OBRIGATÓRIOS DO PLANO DE AULA:

CABEÇALHO DO PLANO DE AULA( Título fonte 20 em negrito centralizado)

Acadêmico (fonte 12 em negrito)
Professor Me. Eduardo de Almeida
IERGS - UNIASSELVI
Curso MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Disciplina Fundamentos de Sustentabilidade
dd/mm/aa


PLANO DE AULA 

Aula: 

Público alvo: 

Objetivos: 

Conteúdo: 

Metodologia:

Avaliação:

Cronograma: 

Bibliografia básica: 

Nenhum comentário: