domingo, 7 de julho de 2013

MÓDULO 3 - GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Estimados alunos da biologia de sábado à tarde...iniciamos os trabalhos do módulo 3, segue abaixo informações sobre o paper do módulo e na sequência assuntos referentes as disciplinas que serão trabalhadas durante o módulo de 2013/2.

Atte.

Prof. Eduardo

***** Antes de iniciar a leitura , acessem esse vídeo do link abaixo ...e reflitam sobre a importância das palavras finais desse vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=U08cmyvhtFs

A crise da forma


Discussões contemporâneas a respeito da didática esbarram em temas como a produção acadêmica ante a realidade nas escolas, a formação dos novos docentes e a falta de investimentos na educação

 Acessem....


Calendário para o paper do módulo 3:

SOCIALIZAÇÃO 30/11/2013

Novembro 2013
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
DATAATIVIDADE
02Atividades Acadêmicas 2
Reposição de conteúdos, orientação pedagógica e operacional (Prática, TG, Estágio ) individualizada, realização de eventos (palestra, seminários, oficinas, visitas técnicas) pesquisas, estudo em grupo, atividades de laboratório, reuniões.
02Formação continuada de Tutores Externos
02 a 28 dezPeríodo para responder a AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
09Renovação de Matrícula
09Terceiro Encontro Presencial (Microbiologia)
16Atividades Acadêmicas 3
Reposição de conteúdos, orientação pedagógica e operacional (Prática, TG, Estágio ) individualizada, realização de eventos (palestra, seminários, oficinas, visitas técnicas) pesquisas, estudo em grupo, atividades de laboratório, reuniões.
16Formação continuada de Tutores Externos
23Quarto Encontro Presencial (Microbiologia)
30Entrega do Paper
30Primeiro Encontro Presencial (Química Geral e Orgânica)
30Seminário de Socialização das Práticas

Sugestões de temas para o paper do módulo 3:

Temas que envolvam didática e metologias para ensino de ciências, física, química e ou sobre modelos de ensino e adaptações para as realidades atuais.

DICA: INOVEM, façam a diferença criem e pesquisem sobre as metodologias.

Assistam o vídeo:

Tentem elaborar artigos com essa ideia tb.

http://www.youtube.com/watch?v=mwbC9EEdi3Q

http://www.youtube.com/watch?v=nPwCqCfWURo


Modelo do paper do módulo :


COMO ELABORAR UM PAPER( Título fonte 20 em negrito centralizado)

Acadêmico (fonte 12 em negrito)
Professor  Eduardo de Almeida
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas (BID 0217) – Prática do Módulo III
30/12/2013



RESUMO


O resumo deve ter um parágrafo de, no máximo, 250 palavras (aproximadamente 15 linhas), sem recuo na primeira linha. Use espacejamento simples, justificado, tamanho 12, itálico. O resumo deve apresentar o objetivo geral da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do trabalho, formando uma sequência corrente de frases concisas, e não de uma.

Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022. 


1 INTRODUÇÃO


É a apresentação inicial do trabalho. Possibilita uma visão global do assunto tratado (contextualização), com definição clara, concisa e objetiva do tema e da delimitação precisa das fronteiras do estudo em relação ao campo selecionado, ao problema e aos objetivos a serem estudados.

O objetivo geral refere-se diretamente ao objeto – problema – do trabalho. Inicia-se a frase com um verbo abrangente e na forma infinitiva, envolvendo o cenário pesquisado e uma complementação que apresente a finalidade.

O autor aponta os seus propósitos e as linhas gerais que orientaram seu pensamento, ou seja, apresenta o problema ou tema central do estudo ou da pesquisa, contextualiza-o, destacando sua importância e seus limites quanto à extensão e à profundidade. Na introdução, também deve ser mencionado as principais etapas (a partir de títulos e subtítulos) do trabalho.


2 DESENVOLVIMENTO


É a parte principal, mais extensa e consistente do trabalho. São apresentados os conceitos, teorias e principais ideias sobre o tema focalizado, além de aspectos metodológicos, resultados e interpretação do estudo (ABNT, NBR 6022, 2003).
           
Da mesma forma que na Introdução, os elementos que integram o Desenvolvimento do Trabalho poderão variar nas suas divisões e subdivisões, em função da sua natureza e da área de conhecimento a que pertencem.

Independente do trabalho, o acadêmico deve utilizar recursos complementares no corpo do texto, especialmente no desenvolvimento.

A numeração deve ser progressiva e alinhada à esquerda. As seções com seus títulos de primeiro nível (3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA) não devem iniciar em folha distinta. Não se utiliza nenhuma pontuação ou caractere entre o número e o título (ABNT, NBR 6024, 2003). Os títulos das seções e das subseções são destacados gradativamente, usando-se os recursos apresentados no quadro 1.

TÍTULO
FORMATAÇÃO
3 ADMINISTRAÇÃO
Letras maiúsculas, em negrito
3.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Letras maiúsculas, sem negrito
3.1.1 Histórico da administração científica
Apenas a 1ª letra maiúscula, sem negrito
     QUADRO 1 – TÍTULOS E FORMATAÇÃO
     FONTE: Elaborado pelos autores (2008)


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A parte final do texto consiste na revisão sintética dos resultados e da discussão do estudo realizado. Tem como objetivo destacar as principais questões tratadas no trabalho acerca do estudo desenvolvido.

As considerações finais devem apresentar deduções lógicas correspondentes aos propósitos previamente estabelecidos do trabalho, apontando o alcance e o significado de suas contribuições. Também podem indicar questões dignas de novos estudos, além de sugestões para outros trabalhos.

Salienta-se que, nessa etapa do trabalho, não se devem utilizar citações (diretas ou indiretas), pois este momento é único e exclusivo para a reflexão do acadêmico.
Nas considerações, igualmente, não se devem acrescentar elementos que não foram tratados no desenvolvimento.


REFERÊNCIAS


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.


______. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003.


TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2008.


E-mail para envio do paper: 

prof.edu.almeida@hotmail.com


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Disciplina 1 do módulo 3:

Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológica

Acessem a trilha de aprendizagem da disciplina:

Façam a o OBJETO DE APRENDIZAGEM

e Leiam o artigo sugerido.


RESPONDAM AS SEGUINTES PERGUNTAS:

1) O QUE É DIDÁTICA?

2) QUEM É CONSIDERADO O PAI DA DIDÁTICA?

3) ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇAM A LEITURA.


Julho 2013
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
DATAATIVIDADE




13Apresentação e Orientação da Prática
13Início do Módulo 3
13Primeiro Encontro Presencial (Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológica)
20Segundo Encontro Presencial (Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológica)
27Terceiro Encontro Presencial (Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológica)
Agosto 2013
DSTQQSS
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
DATAATIVIDADE
03Quarto Encontro Presencial (Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológica)
10Orientação da Prática: Entrega do plano de desenvolvimento da Prática.


2 comentários:

Ricardo santos disse...

O pai da didática foi Jan Amós Comenius.
Didática é a arte ou técnica de instruir e ensinar. Ela cuida dos processos de ensino: conteúdo, método e objetivos, e a relação aluno professor.

Prof. Eduardo de Almeida disse...

Muito bom Ricardo é isso aí!!!!