sábado, 14 de setembro de 2013

FÍSICA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS.

Estimados alunos, conforme combinamos no encontro de hoje dia 14/9 segue material de vídeo sobre Notação Científica , são dois vídeos bacanas sobre o tema e com uma abordagem facilitadora de como desenvolver o cálculo.

Na sequência irei publicar mais informações sobre Volume, Massa e Peso e análise das resposta do material feito em aula.

Atte.

Prof. Eduardo

Obs. Acessem o AVA, trilha de aprendizagem e no decorrer da semana procurem em caso de dúvida o tutor -interno da disciplina pelos canais (AVA,Chat ou 0800).


NOTAÇÃO CIENTÍFICA.








Notação científica, é também denominada por padrão ou notação em forma exponencial, é uma forma de escrever números que acomoda valores demasiadamente grandes (100000000000) ou pequenos (0,00000000001) para serem convenientemente escritos em forma convencional. O uso desta notação está baseado nas potências de 10 (os casos exemplificados acima, em NC, ficariam: 1 × 1011 e 1 × 10−11, respectivamente). Como exemplo, na química ao se referir à quantidade de entidades elementares (átomosmoléculasíons etc.), há a grandeza denominada quantidade de matéria(mol).
Um número escrito em notação científica segue o seguinte modelo:
O número m é denominado mantissa e e a ordem de grandeza. A mantissa, em módulo, deve ser maior ou igual a 1 e menor que 10, e a ordem de grandeza, dada sob a forma de expoente, é o número que mais varia conforme o valor absoluto.
Observe os exemplos de números grandes e pequenos:
·        600 000
·        30 000 000
·        500 000 000 000 000
·        7 000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 000
·        0,0004
·        0,00000001
·        0,0000000000000006
·        0,0000000000000000000000000000000000000000000000008


Exercícios....











Enunciado1) Escreva o número -0,000000000000384 em notação científica.

Enunciado2) Escreva o número 256800000000 em notação científica.

Enunciado3) Como escrevemos 7,5 . 10-5 na forma decimal?

Enunciado4) Como escrevemos 2,045 . 104 na forma decimal?

Enunciado5) Efetue a adição 7,77 . 10-2 + 2,175 . 101 + 1,1 . 103.

Enunciado6) Efetue a subtração 3,987 . 105 - 9,51 . 106.

Enunciado7) Efetue a multiplicação 2,57 . 10-17 . 5,32 . 1035.

Enunciado8) Efetue a divisão 1,147 . 1023 : 3,7 . 10-31.

Enunciado9) Efetue a potenciação (3,2 . 10-3)2.


GABARITO DOS EXERCÍCIOS:
Para converter o número -0,000000000000384 é preciso deslocar a vírgula para depois do algarismo 3.
Como existem 13 algarismos 0 antes do tal algarismo 3, a vírgula deve ser deslocada 13 posições para a direita, ou seja, a ordem de grandeza será igual a -13:
-0,000000000000384 = -3,84 . 10-13
Resposta-0,000000000000384 é igual a -3,84 . 10-13.

conversão do número 256800000000 requer que se desloque a vírgula para depois do algarismo 2.
Visto que este número contém 12 algarismos antes da vírgula, que está subentendida no final do número, precisamos deslocar a vírgula 11 posições para a esquerda, ou seja, a ordem de grandeza será igual a 11:
256800000000 = 2,568 . 1011
Resposta256800000000 é igual a 2,568 . 1011.

Como -5 é uma ordem de grandeza negativa, precisamos deslocar a vírgula para a esquerda.
A quantidade de posições a deslocar é o valor absoluto da ordem de grandeza, ou seja, é 5:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?Nyw1XHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeey01fVxxdWFkPVxxdWFkMCwwMDAwNzU=
Veja que na prática basta colocarmos 5 algarismos 0 no começo do número e transportarmos a vírgula para após o primeiro 0.
Resposta7,5 . 10-5 é escrito como 0,000075 na forma decimal.

Visto que 4 é uma ordem de grandeza positiva, devemos mover a vírgula para a direita.
A quantidade de posições a mover é o próprio valor da ordem de grandeza, isto é, 4.
Como o número 2,045 atualmente só possui 3 algarismos após a vírgula, precisa inserir mais um algarismo 0 para completar 4 algarismos à direita da vírgula e podermos movimentá-la em 4 posições:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?MiwwNDVccXVhZFxjZG90XHF1YWQxMF40XHF1YWQ9XHF1YWQyMDQ1MA==
Resposta2,045 . 104 é escrito como 20450 na forma decimal.

Para realizar esta soma sem converter as parcela para a notação decimal, precisamos fazer com que todas as potências de dez tenham o mesmo expoente.
Vamos então deixar todas as potências com o expoente 1, mas poderia ser qualquer outro. Escolhemos este valor pois já é a ordem grandeza de uma das parcelas.
A parcela 7,77 . 10-2 que tem ordem de grandeza -2, precisa que somemos 3 ao expoente, o que faz com que desloquemos a vírgula da mantissa 3 posições para a esquerda:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?Nyw3N1xxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXnstMn1ccXVhZFxSaWdodGFycm93XHF1YWQwLDAwNzc3XHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeMQ==
A parcela 2,175 . 101 já está com o expoente desejado.
A parcela 1,1 . 103, tendo ordem de grandeza 3, precisa tê-la subtraída em 2 unidades, o que implica no deslocamento da vírgula 2 posições para a direita:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?MSwxXHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeM1xxdWFkXFJpZ2h0YXJyb3dccXVhZDExMFxxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXjE=
Como resultado destas operações temos o seguinte:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?MCwwMDc3N1xxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXjFccXVhZCtccXVhZDIsMTc1XHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeMVxxdWFkK1xxdWFkMTEwXHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeMQ==
Agora prosseguimos os cálculos colocando a potência em evidência:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?KDAsMDA3NzdccXVhZCtccXVhZDIsMTc1XHF1YWQrXHF1YWQxMTApXHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeMVxxdWFkXFJpZ2h0YXJyb3dccXVhZDExMiwxODI3N1xxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXjE=
Visto que 112,18277 . 101 não se encontra na forma padronizada, precisamos deslocar a vírgula duas posições para a esquerda e consequentemente adicionar duas unidades ao expoente:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?MTEyLDE4Mjc3XHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeMVxxdWFkXFJpZ2h0YXJyb3dccXVhZDEsMTIxODI3N1xxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXjM=
Resposta7,77 . 10-2 + 2,175 . 101 + 1,1 . 103 = 1,1218277 . 103.

Vamos deixar as duas potências com o mesmo expoente. Para isto vamos deslocar a vírgula do subtraendo 1posição para a direita, visto que para igualar as ordens de grandeza, precisamos subtrair 1 unidade do seu expoente:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?OSw1MVxxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXjZccXVhZFxSaWdodGFycm93XHF1YWQ5NSwxXHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeNQ==
Agora podemos realizar a subtração:

Como o valor absoluto da mantissa deve ser maior ou igual a um e menor que dez, precisamos deslocar a vírgula uma posição para a esquerda e por causa disto, devemos adicionar uma unidade ao expoente:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?XDstOTEsMTEzXHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeNVxxdWFkXFJpZ2h0YXJyb3dccXVhZC05LDExMTNccXVhZFxjZG90XHF1YWQxMF42
Resposta3,987 . 105 - 9,51 . 106 = -9,1113 . 106.

No caso da multiplicação não precisamos igualar as ordens de grandeza. Basta multiplicarmos as mantissas e somarmos as ordens de grandeza:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?KDIsNTdccXVhZFxjZG90XHF1YWQ1LDMyKVxxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXnstMTcrMzV9XHF1YWRcUmlnaHRhcnJvd1xxdWFkMTMsNjcyNFxxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXnsxOH0=
Visto que a mantissa deve ser inferior a 10 e no mínimo igual a 1, precisamos deslocar a vírgula uma posição para esquerda e acrescentar uma unidade no expoente:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?MTMsNjcyNFxxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXnsxOH1ccXVhZFxSaWdodGFycm93XHF1YWQxLDM2NzI0XHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeezE5fQ==
O ato de deslocar a vírgula da mantissa uma posição para esquerda equivale da dividi-la por 10, então para mantermos o produto precisamos multiplicar a potência também por 10 e é isto o que estamos fazendo quando adicionamos 1 unidade ao seu expoente.
Resposta2,57 . 10-17 . 5,32 . 1035 = 1,36724 . 1019.

Este cálculo é realizado dividindo as mantissas e subtraindo os expoentes:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?KDEsMTQ3XHF1YWRcZGl2XHF1YWQzLDcpXHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMTBeezIzLSgtMzEpfVxxdWFkXFJpZ2h0YXJyb3dccXVhZDAsMzFccXVhZFxjZG90XHF1YWQxMF57NTR9
A mantissa deve ser no mínimo igual a 1, mas menor que 10, então vamos deslocar a vírgula uma posição para a direita e subtrair 1 do expoente:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?MCwzMVxxdWFkXGNkb3RccXVhZDEwXns1NH1ccXVhZFxSaWdodGFycm93XHF1YWQzLDFccXVhZFxjZG90XHF1YWQxMF57NTN9
Resposta1,147 . 1023 : 3,7 . 10-31 = 3,1 . 1053.

Neste caso elevamos a mantissa ao quadrado e multiplicamos a ordem de grandeza por 2:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?MywyXjJccXVhZFxjZG90XHF1YWQxMF57KC0zXHF1YWRcY2RvdFxxdWFkMil9XHF1YWRcUmlnaHRhcnJvd1xxdWFkMTAsMjRccXVhZFxjZG90XHF1YWQxMF57LTZ9
Padronizando, dividimos a mantissa por 10 e multiplicamos a potência também por 10:
http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?MTAsMjRccXVhZFxjZG90XHF1YWQxMF57LTZ9XHF1YWRcUmlnaHRhcnJvd1xxdWFkMSwwMjRccXVhZFxjZG90XHF1YWQxMF57LTV9

Resposta(3,2 . 10-3)2 = 1,024 . 10-5.
ENCONTRO PRESENCIAL DO DIA 14/9


DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE UM SÓLIDO (AMOSTRA DE PIRITA)
FONTE: EDUARDO DE ALMEIDA (2013)


ENCONTRO PRESENCIAL DO DIA 28/9


ENCONTRO PRESENCIAL DO DIA 5/10/2013



GRANDEZAS:

http://www.youtube.com/watch?v=PxIXUL5U8Ac


TEMPERATURA

video


Estimados alunos façam esses exercícios....

1. Um corpo de massa 200 g  a 80 °C e calor específico igual a 0,1 cal/g°C é colocado dentro de um recipiente com 100 g de água inicialmente a 20 °C. Considerando que só há trocas de calor entre o corpo e a água, determine a temperatura de equilíbrio térmico. Dado: calor específico da água = 1 cal/g°C.





2. Em nosso Caderno de Estudos vimos que a transferência de calor pode ser feita por três  processos distintos: a irradiação, a condução e a convecção. Nessas condições, descreva como acontece cada um desses processos e cite pelo menos um exemplo de cada.




3. Um automóvel tem sua velocidade alterada de 36 km/h para 108 km/h num intervalo de tempo de 20s. Determine sua aceleração média, em m/s². 


RESPOSTAS:

1) Qcorpo + Qágua = 0
200*0,1*(t -80) + 100*1*(t-20) = 0
20(t-80) + 100(t-20) = 0
20t - 1600 + 100t - 2000 = 0
120t = 3600
t = 30 °C

2)Irradiação: é o processo de transferência de calor que se dá através de ondas eletromagnéticas. Exemplos: Sol, calor de uma fogueira, forno de micro-ondas.
Condução: é o processo de transferência de calor no qual a energia é transmitida de molécula para molécula, porém sem o deslocamento das mesmas. Acontece nos meios sólidos. Exemplos: metais, chapas.
Convecção: é o processo de transferência de calor que ocorre em camadas de matéria que se deslocam ocupando o lugar uma das outras, em função da diferença de densidades. Acontece nos fluidos (líquidos e gases). Exemplos: ar no refrigerador, água dentro da chaleira, brisa litorânea.

3)Vo = 36 km/h / 3,6 = 10 m/s
V = 108 km/h /3,6 = 30 m/s
t = 20s
am = ?

                am = (V - Vo)/t
                am = (30 - 10)/20
                am = 20/20
                am = 1 m/s²

VOLUME:






REVISÃO

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ACÚSTICA

AULA MUITO BOA ESSA ASSISTAM....(MAIS DE 1 HORA DE MUITA INFORMAÇÃO)



RELATIVIDADE

5 comentários:

Aline Gerstner disse...

Exercício 5
Seria esse o resultado fiz de duas formas diferente e o resultado foi 1,1218277 x 10¹

Prof. Eduardo de Almeida disse...

5) Efetue a adição 7,77 . 10-2 + 2,175 . 101 + 1,1 . 103.
Para realizar esta soma sem converter as parcela para a notação decimal, precisamos fazer com que todas as potências de dez tenham o mesmo expoente.
Vamos então deixar todas as potências com o expoente 1, mas poderia ser qualquer outro. Escolhemos este valor pois já é a ordem grandeza de uma das parcelas.
A parcela 7,77 . 10-2 que tem ordem de grandeza -2, precisa que somemos 3 ao expoente, o que faz com que desloquemos a vírgula da mantissa 3 posições para a esquerda:

A parcela 2,175 . 101 já está com o expoente desejado.
A parcela 1,1 . 103, tendo ordem de grandeza 3, precisa tê-la subtraída em 2 unidades, o que implica no deslocamento da vírgula 2 posições para a direita:

Como resultado destas operações temos o seguinte:

Agora prosseguimos os cálculos colocando a potência em evidência:

Visto que 112,18277 . 101 não se encontra na forma padronizada, precisamos deslocar a vírgula duas posições para a esquerda e consequentemente adicionar duas unidades ao expoente:

7,77 . 10-2 + 2,175 . 101 + 1,1 . 103 = 1,1218277 . 103.

gabriel mendonça disse...

Mais que peleia estou....vou ter que fazer mais algumas vezes para decorar por que por mais que eu leia não consigo interpretar na pratica....

Lidiane Baierfuz disse...

Respostas dos 3 exercícios de física geral:
1- 0,5cal/g°c
2- Irradiação-processo de transmissão de calor, se dá através de ondas eletromagnéticas(ex.transmissão de calor entre o sol e a terra)
condução-transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema(ex.coloca-se uma barra de ferro no fogo, alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama).
Convecção-propagação do calor nos fluidos em geral em decorrência da diferença de densidade entre s partes que formam o sistema(ex.na geladeira os alimentos são resfriados dessa forma como sabemos o ar quente é menos denso que o ar frio, e é por isso que o congelador fica na parte de cima da geladeira).

3- 3600m/s²

ilda maria rodri oliveira Oliveira disse...

estou com muitas dificuldades em resolver estas questões