domingo, 26 de janeiro de 2014

ESTÁGIOS I, II, III e TG - INFORMAÇÕES




DATAS
ESTÁGIO 1

Entrega do termo de compromisso de estágio dia 22/3
Entrega do Projeto de Estágio e Fichas 1 e 2 dia 03/5 (Enviar por E-mail o projeto até data limite 3/5)
Entregar o paper do Estágio (enviar via E-mail, formatado conforme modelo e em PDF) e fichas 3 e 4 dia 31/5
Socialização dia 05/7

VÍDEO SOBRE COMO ESCREVER UM RELATÓRIO DE ESTÁGIO

VÍDEO DE COMO "OBSERVAR" UMA AULA

O QUE É FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO PROJETO DE ESTÁGIO?

SEGUE UMA ÓTIMA EXPLICAÇÃO ABAIXO....
A fundamentação teórica é uma etapa fundamental para a execução da pesquisa, pois se trata de um segmento em que a as teorias encontradas que dialogam e comprovam o teor e a credibilidade do estudo realizado são veiculadas em forma de texto. A parte destinada à fundamentação teórica é o instante em que se alicerça a pesquisa como um todo, bem como as demais etapas em será desdobradas; avalizando-a em seu caráter investigativo-científico. Isso significa que se o embasamento teórico é bem fundamentado, provavelmente a pesquisa que se apresenta também o é, logrando bastante êxito no meio investigativo.






Instruções


  1. 1
    Algumas indagações devem ser consideradas para se fundamentar teoricamente um texto: qual é a temática de que trata? Que autores já se dedicaram à investigação de determinado assunto? De que maneira eles se posicionaram perante o debate? Há opiniões divergentes? Quais são elas? A qual se atrela a atual pesquisa? Em que consistem os argumentos levantados na pesquisa a ser feita? A composição do corpo do texto surge a partir do modo com o qual o dialogismo entre as teorias e autores abordados se estabelece com a pesquisa em questão.
  2. 2
    Essas são questões que corroboram para a elaboração do artigo inserido dentro da área de pesquisa de que faz parte, bem como das teorias com que dialoga. É nessa instância que se esclarecem tanto para os leitores quanto para os escritores da pesquisa, a linha teórica a que se vincula, assim como a procedências dos autores em que se embasa a investigação. Para maior habilidade do procedimento prático, sugere-se o costume de fichamentos, tópicos e resumos para tudo o que se lê e que se julgue importante para o aperfeiçoamento do texto.
  3. 3
    A estrutura do texto dedicado à fundamentação teórica, geralmente, parte de uma vertente mais geral para uma discussão mais específica. Desse modo, uma série de aspectos relevantes no tocante à pesquisasão retomados, até que se alcance o ponto em que se dá a pesquisa, suas principais discussões, avanços, lacunas. Faz-se uma trajetória sinóptica da pesquisa, em favor de tanto demonstrar a familiaridade autoral com a temática quanto de situar o leitor na evolução do tratado. A partir daí, opta-se pela apresentação de investigações atuais e ainda incompletas, bem como o lugar de incompletude e de falha das atuais pesquisas, em prol da inserção, da relevância, do destaque e do interesse da investigação a ser feita, a partir daquelas considerações.
Para baixar o modelo de Pré-Estágio....acessem a Trilha de aprendizagem do AVA da disciplina de Estágio...ali tem mais informações e vídeos também sobre procedimentos.


ESCLARECIMENTOS SOBRE CARGA HORÁRIA

PARA ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO É O TOTAL DE 30 HORAS (ESTÁGIO 1)
DIVIDIDAS EM 10 HORAS PARA ENTREVISTAS
E 20 HORAS PARA OBSERVAÇÕES, CONFORME p.24 DO MANUAL DE ESTÁGIO
INDEPENDENTE DO NÚMERO DE ESCOLAS E OBSERVAÇÕES O TOTAL ÚNICO É DE 30 HORAS -NESSA ETAPA DE ENTREVISTAS E OBSERVAÇÕES.
IMPORTANTE SOBRE AS OBSERVAÇÕES SIGA OS ITENS DO ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO p. 28 e 29  DO MANUAL DE ESTÁGIO.
EXEMPLO: VOU ENTREVISTAR DOIS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS DE CIÊNCIAS , POSSO POR EXEMPLO USAR  2 HORAS 30 MIN PARA ENTREVISTAS E 10 HORAS DE OBSERVAÇÃO....DIVIDIDO ENTRE OS DOIS PROFESSORES 1 H E 15 MIN DE ENTREVISTA E 5  HORAS PARA OBSERVAÇÃO....A MESMA LÓGICA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO....

Primeiros passos: Clique na imagem para ampliar e leia com atenção essas informações iniciais sobre o Estágio.






DOCUMENTO IMPORTANTE QUE DEVE SER PREENCHIDO CORRETAMENTE E COMPLETAMENTE
TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO


RAZÃO SOCIAL : NOME COMPLETO DA ESCOLA por exemplo. Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Almeida ou Escola Municipal de Educação Básica Prof. Almeida.
ENDEREÇO COMPLETO E TELEFONE
SUPERVISOR NOME COMPLETO
REGISTRO PROFISSIONAL / CPF
IMPORTANTE TODAS AS 3 VIAS DEVEM SER CARIMBADAS (SE ESTIVEREM SEM CARIMBO O ESTÁGIO NÃO É VALIDADO)
3 VIAS:
UMA FICA NA ESCOLA
UMA COM O ALUNO
UMA COM O TUTOR

Saiba como seu estágio será Avaliado:





Linhas de pesquisa:



Fundamentação teórica

São os principais conceitos teóricos necessários ao desenvolvimento de um trabalho, é o suporte teórico para os estudos, análise e reflexões, sobre os dados e/ou informações coletadas. A fundamentação teórica não deve se constituir em um "resumo" de obras lidas, mas sim, em uma apresentação das ideias presentes nas obras estudadas, mostrando a relação que possuem com o tema pesquisado. Por meio dela, formulam-se os conceitos envolvidos.

Todo projeto precisa estar fundamentado em alguma teoria ou caso não seja possível identificá-la, prepara-se uma revisão de literatura. O que isto significa? Uma discussão com os autores e suas conclusões sobre o mesmo tema que você vai pesquisar. Elaborar uma fundamentação teórica: indicar as teorias nas quais estamos nos baseando para empreender a pesquisa, além de citarmos autores que também ‘trabalharam com o tema (é isto que se chama de revisão de literatura). 


Por que isto é necessário? A construção desta parte do projeto tem relação com a concepção de ciência. Fazer ciência, segundo a teoria epistemológica mais aceita, é verificar até que ponto os fatos que observamos (problema) pode ser explicado pelas teorias já construídas e à nossa disposição. Esta é a razão da fundamentação teórica e ou da revisão de literatura.


BID 2017 - ESTÁGIO 1






 Conforme o cronograma na página 18, serão entrevistados 4 professores da educação básica (2 anos finais do Fundamental e 2 do Médio).


DATAS IMPORTANTES BID 0217 - ESTÁGIO 1:
DIA 22/2 - TRAZEREM IMPRESSO A CARTA DE APRESENTAÇÃO PARA SER CARIMBADA;
DIA 22/3 - ENVIAR POR EMAIL O PRÉ-PROJETO E O QUESTIONÁRIO, TRAZEREM A FICHA DE AVALIAÇÃO DO QUESTIONÁRIO.
31/5- ENVIAR POR E-MAIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO, TRAZER AS FICHAS DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO E ENTREGAR O TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (CARIMBADO E ASSINADO)
05/7 - SOCIALIZAÇÃO DO ESTÁGIO, TRAZER GRADE PROBATÓRIA DAS VISITAS NA ESCOLA.
 ____________________________________________________________

ESTÁGIO 2 - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 BID 0217
CRONOGRAMA:



DATAS IMPORTANTES

ENTREGA DO TERMO DE COMPROMISSO (preenchido por completo, assinado e carimbado)

ENTREGA ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DE TURMA:
ITENS A OBSERVAR: 
DADOS DA INSTITUIÇÃO (ESCOLA);
DADOS DA TURMA (SÉRIE OU ANO, Nº DE ALUNOS, FAIXA ETÁRIA, ETC...).

ENTREGAR A FICHA 2 (DESEMPENHO DO ESTAGIÁRIO)...PREENCHIDA PELO PROFESSOR REGENTE DA ESCOLA.

ENTREGA DO PROJETO DE ESTÁGIO
(CONFORME MODELO E FORMATAÇÃO DISPONIBILIZADO NO AVA)
ANEXAR OS PLANOS DE AULA

ENTREGA DO PAPER DE ESTÁGIO 2 (COMPLETO)CONFORME MODELO DA p. 42.


________________________________________________

ELABORAR 5 PLANOS DE AULA  CONFORME MODELO DA p. 37.





Um comentário:

carlos junior disse...

professor uma duvida com relação as datas no blog esta o envio do pré projeto e o questionário e fichas para 22.03 porem no cronograma do livro marca o inicio na etapa de planejamento dia 24.03 ate 12.04 isto após as 8 etapas de preparação que se encerram dia 22.03.

abraço